FLASH D'ALMA

AGRADECIMENTOS
(1ª e 2ª ed)
No cenário do momento descobri meu mundo exterior, cheio de risos, tragédias e ganâncias.
                Descobri também meu mundo interior, um mundo maravilhoso. Na mente, a arte e a poesia, no coração, o amor e a solidariedade. De tudo isso reservei o melhor para dedicar este livro àqueles que me amaram e me apoiaram em todos os meus momentos, aos quais serei eternamente grata.
                Agradeço à minha neta Lohanna por existir e transmitir-me tantas energias.
                Agradeço aos meus filhos e ao meu esposo por terem sido grandes companheiros em todos os momentos de minha vida.
                Agradeço aos meus pais por minha existência, pelos quais nutro saudades eternas.
                Agradeço também por todas as pessoas que tocaram minh’alma fazendo-me sentir inspiração e para sempre um poema a mais.
                A Deus, todo poderoso, tenho a dizer:
                __ Obrigada, Senhor, porque seguras
minhas mãos para eu escrever.
                __ Obrigada, Senhor, porque seguras minhas mãos para eu pintar.
                __ Obrigada, Senhor, porque caminhas
comigo em qualquer lugar.

Amém!

Roseli Passos



PREFÁCIO

(1ª Edição)


Formamos por sentimentos o livro de poemas de Roseli Passos transportam palavras que afagam o ego dos mais legítimos sentimentos dos leitores, que na medida em que avançam, carinhosamente, sentem que os versos foram vivenciados pela autora, fortes e contundentes na sua mais pura essência, arquitetados freneticamente de energias claras e contagiantes.
O leitor se autotransporta para dentro dos versos de Roseli Passos, em atitude quase egoísta, pois não vislumbram os sentimentos que afagaram a poetisa no momento da criação..., mas na verdade essa parece ser a proposta.
Osmose reserva entre leitor, palavras e Roseli faz com que os mais velhos sentimentos seja transformado em fênix; renascendo a uma nova vida.
A exemplo de um grande reservatório de água potável, dotado de pequena válvula de descarga, insuficiente para atender a demanda de vazão necessária, assim é o livro de poemas da Roseli Passos, compacto pela formação natural dos próprios versos, e pequeno se o leitor não for vibrante ao ponto de extrair toda a vazão de sentimentos excludentes aos que vivenciamos dentro de nossa própria mediocridade de sentir, doar, amar...
O amor, a frustração, a paixão, o bem querer, a alma... nos mais profundos significados dessas palavras são traduzidas nos versos que transformam nas entrelinhas a imagem da própria Roseli Passos.


GARCIA, RUBENS ROBERTO FARIA
26 de FEVEREIRO de 2002.


HOMENAGEM

(1ª Edição)

 


O dom da escrita nasce conosco ou não. Roseli Passos pra mim é a encarnação real deste dom, senão, como explicar tanta graça e coesão nas palavras que unem-se formando melodias em forma de poemas?
A facilidade, que demonstra pelo volume de suas obras, na manipulação das palavras, é admirável. Tantos escritores com versatilidade e cultura deixaram relíquias para a posteridade, mas Roseli Passos, na sua simplicidade, vem acumulando um legado que por certo hão de encantar ainda muitos leitores sonhadores.
É muito fácil viajar na leitura de seus poemas, pois falam de amor da forma mais simples, contam histórias que tocam a alma, trazem lembranças de coisas que nos identificam como se foram feitos para nós.
Falando, pois, da mulher Roseli Passos, mais admirável ainda posso dizer, pois sua vida é um livro aberto a quem quiser conhecê-la. Por ela nada passa desapercebido, sua sensibilidade feminina é audaciosamente perspicaz. Mulher de negócios, de trabalho, de luta, de vitórias, de conquistas, de amores, de família, de honestidade e tantos outros adjetivos que viriam acompanhar sua personalidade forte.
Muitos dela dependem das formas mais variadas e nunca falta a ninguém que a rodeia.
Consegue administrar seu trabalho com sua família, sua arte com as palavras, com sua arte com os pincéis, seus amigos pessoais, com seus colegas de labuta, os animais que tanto ama com a natureza onde habita, os problemas do cotidiano, com o carinho com os filhos e tudo o mais que Deus puser em seu caminho tracejado de emoções, que aos poucos vão se transformando em POEMAS.
Toda esta admiração que sinto por esta artista tem um motivo muito especial, além de seus méritos próprios, foi o ser que me trouxe à luz. Te amo mãezinha, seja sempre esta mulher vencedora e adorável que és.

Da sua filha que te admira e te ama,

Edilene Soraia da Silva.


PREFÁCIO

(2ª Edição)

A escritora poetisa Roseli Maria Passos da Silva se acostumou a sonhar, puro impulso de questões endógenas da própria alma, que já mais deixa de acreditar que o destino passa por suas mãos, ao conduzir a caneta que desliza sobre as folhas brancas da imaginação.

O impulso, que move Roseli, alinha-se com o destino de amar a leitura, não esperar pelo o amor como força movedora, e sim provocá-lo para derramar luz sobre aquilo que ama: lugares, animais, amigos, trabalhos e pessoas, sendo que seu coração, sempre atento aos truques da vida, une forças e faz com que os olhares dos leitores se cruzem, e de momento nascem grandes imaginações já vividas.

Essa nova edição, do seu livro de poemas, realimentará a alma dos leitores, surgindo de forma particular no coração de cada um, sentimentos que jamais deixaram de existir, pois será o encontro do nosso Ser com nossos desejos, frustrações, sonhos, prazer...

Esse encontro poderá mudar nossas vidas, pois sutilmente nos ensina a gostar daquilo que gostamos.


ENG. GARCIA, RUBENS ROBERTO FARIA GARCIA
FEVEREIRO DE 2010
SÃO FRANCISCO DO SUL (SC)


HOMENAGEM

O ato de escrever coloca, por vezes, o escritor diante de suas fragilidades e fortalezas. Assim, reconhecendo os personagens dos poemas desta que um dia me trouxe à luz da vida, pode-se perceber seus momentos de alegrias, de angústias, de sucesso, de tristeza, de carinho e de saudade, mesclados pelas histórias, ora imaginárias, ora tão reais que nos remetem às lembranças e à tentativa de compreender os sentimentos diversos que cada um de nós proporcionamos ao contribuir, mesmo que involuntariamente, para esta segunda edição da obra Flash D’Alma.
Com certeza o aprimoramento, não pela técnica, mas pela vivência com as palavras, traz aos leitores também um misto de todos os sentimentos retratados a cada poema com sutilezas de humor e drama em que expõem o oscilar constante dos reveses da vida que compõem esta pessoa de valores diversos nas artes, que não limitam-se à escrita, mas transitam entre pincéis, agulhas, tesouras e diversas ferramentas que brincam em suas mãos a criar e reproduzir obras das mais belas, sejam elas simples ou complexas.
Em análise com olhar agora como leitora e não apenas como filha, compartilho ao ler mais esta edição, de todos esses sentimentos que refletem sua versatilidade e a característica forma romântica de retratar a vida em poemas construídos sob o calor da imaginação de uma mente brilhante, resultado de um coração ardente e de uma alma cheia de amor.
Somos felizes por ter você Roseli, mãe, amiga, esposa, avó, empresária, comerciante, artista, e tantas outras atribuições e predicados que completam sempre positivamente sua descrição. Somos felizes por conviver com você e poder aprender as mais lindas e puras lições de amor ao próximo e à natureza, principalmente na forma dos animais, de honestidade, responsabilidade, dedicação, perseverança, solidariedade e tudo de melhor que um ser humano pode cultivar no pensamento, no sentimento, nas atitudes e no conviver.

Sucesso, mãezinha!

Edilene Soraia da Silva
Bióloga e Dra. em Ciências da Educação
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário